Pele de vidro é uma esquadria de alumínio estrutural. Substitui alvenaria entre lajes de prédio e é pioneira em sistema de esquadria Cortina. O conceito de fachada cortina consiste numa esquadria que é capaz de ser instalada por fora de uma construção tendo como características principais;

Rigidez a torção e capacidade de absorver vibrações, esforços solicitantes, pressão de ventos e a própria carga estática da montagem e capacidade de ser estanque.

Ilustração de uma fachada Pele de Vidro Stick/Cortina

Ilustração de uma fachada Pele de Vidro entre vãos

No sistema cortina a fachada passa sempre por fora da construção, sendo ancorada nas faces de Laje, faces de vigas e em alguns casos aproveita se os pilares para fixação e quando instalada entre vãos tem geralmente dois pontos de fixação (um ao piso e outro ao teto) podendo ter vigas recuadas para fixação intermediária e tem o inconveniente de poder envidraçar vãos relativamente menores que no sistema cortina/stick, quanto maior o vão livre a ser envidraçado mais reforços, luvas e almas devem ser aplicados de modo a colaborarem para aumentar a rigidez da montagem que deve sempre ter sustentação e estabilidade impecáveis para preservar todas as suas características e oferecer segurança e o desempenho aos usuários.

Além da estética que é um ponto alto e marcante das fachadas estruturais em pele de vidro, existem alguns benefícios funcionais.

O primeiro benefício que merece destaque é o alto desempenho térmico, principalmente se  comparada com a alvenaria (opção de fechamento entre lajes mais utilizada no brasil) as fachadas em pele de vidro possuem um desempenho consideravelmente superior.

Os vidros, quase sempre de controle térmico, sejam de massa/face metalizados (popularmente chamados de “espelhados”) ou os (ainda novidade no Brasil) os Low-e ou baixo emissivos que fazem o papel de deixar passar luz para o interior da edificação e barrar parte substancial do calor recebido pela radiação solar (até 80%) com baixo índice de sombreamento, na prática isso significa uma melhor percepção de conforto, racionalização do consumo de energia elétrica com menor utilização de ar condicionado e iluminação durante o dia.

Ilustração de um vidro de controle solar

Manutenção

Outro benefício que merece destaque é a baixa manutenção das fachadas pele de vidro, a pele de vidro exige somente limpeza externa e troca das gaxetas de borracha com uma periodicidade variável. Os lados da fachada que sofrem maior incidência solar carecem de maior atenção, mas via de regra são trocas realizadas por dentro da edificação, uma norma lançada recentemente, a NBR 15.575 quantifica a durabilidade dos principais componentes das esquadrias de fachada e alguns chegam a 15 anos de estimativa de vida útil. Diferente dos granitos, cerâmicas, melamínicos e pintura que necessitam de manutenção com maior frequência e com custos altos, além da manutenção existe o problema de desprendimento das pastilhas cerâmicas e a perda de brilho do granito, tendo um custo alto e um baixo índice de resultado na readequação.

Desempenho Acústico e Estanqueidade

Para cada metro linear de vidro, geralmente, os sistemas de esquadrias nacionais chegam a ter 4 metros de borrachas perimetrais de vedação interna, externa e condução das águas isso significa que além de baixíssima permeabilidade ao ar e a água as esquadrias pele de vidro tendem a oferecer um bom desempenho acústico, além do desempenho do vidro laminado ou insulado que colabora para melhora significativa do desempenho acústico.. Veja ilustração da aplicação das borrachas de uma vista em corte vertical da montagem pele de vidro encaixilhada.

Tipos de Pele de Vidro

A pele de Vidro pode ser colada ou encaixilhada e pode também ser unitizada. No sistema colado os perfis de alumínio desaparecem do lado externo, o vidro cobre toda área de estruturas, no sistema encaixilhado o vidro tem uma moldura de sustentação, como na imagem acima, de aproximadamente 18mm envolvendo todo o perímetro do vidro.

1. Pele de Vidro Encaixilhada

2. Pele de Vidro Colada

3. Diferenças montagem colada x encaixilhada.

O sistema unitizado é recomendável a grandes construções e tem a vantagem de poder ser aplicado a construção na medida que as lajes são construídas.

4. Crédito imagem: https://www.arcoweb.com.br/finestra/arquitetura/farkasvolgyi-arquitetura-hotel-golden-tulip-belo-horizonte

 Nesse sistema os painéis são içados por gruas, esteiras verticais e recentemente algumas máquinas especiais foram desenvolvidas para içarem os painéis de dentro dos andares que são os minis guindastes aranha.

5. Créditos da imagem: http://www.bauscher.com.br/imagens/produtos/mini-grua-06.jpg

6. Créditos da imagem: https://is.alicdn.com/img/pb/916/721/987/987721916_252.jpg

 Além da característica modular desse sistema é possível colar vários vidros no mesmo caixilho, dispensando subestruturas em etapas anteriores (pois o caixilho com vários vidros é a própria estrutura) e uma velocidade incomparável de instalação, é um sistema um pouco mais caro no custo unitário, mas devido a sua maior velocidade de fabricação e instalação e maior nível de automação fabril pode ser vantajoso em casos específicos, principalmente os de maior volume de fornecimento.

A AlumiGlass projeta, produz e instala com primor todos os tipos de fachada Pele de Vidro, Ligue agora mesmo e faça seu orçamento.

Ligue agora mesmo e solicite seu orçamento: (31) 4042-1131.

A AlumiGlass não comercializa materiais e/ou insumos para fabricantes, e sim fornece apenas a solução completa e instalada.